Seja muito bem vindo.

Bem Vindos.
Conhecendo o Verbo é um blog dedicado ao Senhor Jesus, o Cristo ressuscitado. Onde, será abordado alguns assuntos, duvidas, comentários e opiniões religiosas e espirituais observados no mundo contemporâneo. O principal objetivo do blog é compartilhar e aprender aquilo que Deus nos ensina e nos apresenta com o seu amor.
Louvado seja o Senhor Jesus. Amém.

'Contradição' na Bíblia: Incesto

Este é o segundo post do blog Conhecendo o Verbo. E antes de prosseguir no tema gostaríamos de explicar o porque do assunto. Já temos interesse em inúmeros assuntos curiosamente religiosos para abordar aqui no blog. Todavia, o que queremos realmente é uma interação de opiniões, dúvidas e ensinamentos entre todos os usuários. E por felicidade, com apenas uma semana com o blog no ar, e apenas um post publicado, já fomos questionados e solicitados a responder dúvidas geradas pela leitura do nosso primeiro texto: O ovo ou a galinha? É uma grande satisfação recebermos dúvidas e críticas, pois, se as recebemos, logo o blog está funcionando.  Consequentemente, isso nos incentiva a continuar, e crer que realmente o blog é uma ferramenta útil para alguns.

 Mas, andemos com o assunto. A questão que nos foi enviada é de um leitor que passou por nosso humilde artigo, e deixou uma dúvida que talvez possa ser a sua, e de muitos outros cristãos e não-cristãos. Ele questionou se realmente a Bíblia nunca entrará em contradição, e fez a seguinte pergunta: "Se incesto é pecado, e segundo a Bíblia nós viemos de Adão e Eva, como passamos da segunda geração sem praticar o pecado?" (Milton Mizuta). Boa pergunta não acha? Sim! Realmente é uma excelente pergunta. Pois, temos certeza que é a dúvida de muitas pessoas, além, de acreditarmos ser um argumento utilizado por muitos à afirmativa de que na bíblia há contradições. Sendo assim,  ao ler a pergunta solicitamos ao leitor tempo para pesquisarmos, e buscar saber o que a Bíblia fala sobre o assunto. Afinal de contas, cremos que a Bíblia realmente é a palavra de Deus, e assim, é verdadeira e perfeita. Pois, Deus é verdadeiro e perfeito. 'Porque a palavra do Senhor é reta, e todas as suas obras são fiéis. Ele ama a justiça e o juízo; a terra está cheia da bondade do Senhor.' (Sl. 33: 4,5)  logo, se duvidarmos que não existe contradições ou inverdades nela, por menor que sejam, não há sentido de continuarmos acreditando em Cristo e nem na salvação. E isso para nós caros leitores, seria o maior dos infortúnios. Pois, a vida passaria de uma bênção de Deus a uma maldição do acaso. Sendo que, não há tristeza maior do que não saber o porque de estarmos aqui e pra onde vamos, e nos reconhecer como solitárias obras simples de um grande acaso.

 O engraçado e curioso de tudo isso, é que ao fazer pesquisas sobre o assunto na Internet, observamos que realmente é algo que as pessoas questionam. E mais, nosso amigo Milton questionou o incesto no início do mundo. Mas, existem dúvidas em relação a passagem de Ló e suas filhas, ao casamento de Abraão e sua esposa entre outras passagens. Em uma das pesquisas que realizamos em buscas dessas opiniões sobre o tema, vimos um caso muito curioso em um fórum na web, onde, um membro postou um comentário dizendo que o caso de incesto na bíblia é apenas uma das 2500 contradições existentes nela. Logo, você leitor pode achar um paradoxo, porém, esse tipo de dúvida e pensamento tem muito valor para nós do blog Conhecendo o Verbo, pois, nos estimula a aprender cada vez mais, e mostrar aqui que Jesus quer que todos conheçam a verdade e sejam livres. 'E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará' (Jo. 8:32)

 Mas, voltemos ao assunto. A Bíblia possui 66 livros, escritos em um período de aproximadamente 1500 anos por 40 autores diferentes inspirados por Deus. E o objetivo dela é nos apresentar o salvador do mundo que é o Senhor Jesus, o Cristo; Mostrar o que devemos fazer para conseguirmos a salvação, e como devemos proceder enquanto estamos nesse mundo; Também nos traz esclarecimentos de algumas dúvidas que Deus achou necessário revelar a humanidade como a criação do mundo; Ela também traz mensagens de conforto, poesias, cânticos de adoração, provérbios, reflexões e ainda é um livro histórico, onde, encontramos registos de acontecimentos e cultura, principalmente do povo judeu. E o mais importante de tudo, a Bíblia mostra o amor imedido de Deus pela humanidade. Portanto, tudo na bíblia tem que ser interpretado dentro do contexto daquilo que é apresentado. A exemplo temos o próprio tema do incesto. A Bíblia proíbe tal pratica, assim, como também manda não mentir, roubar, matar, cobiçar a mulher do próximo... (Ex. 20: 1-17) Porém, há relatos em seu conteúdo de pessoas que mesmo sendo consideradas povos de Deus,  praticaram tais ações. Entretanto, isso não quer dizer que ela entrou em contradição, e menos ainda que Deus aprovou, ou deixou de ser pecados ao seus olhos. Não é porque está relatado nela que é lícito. Ou seja, a inclusão de tais informações deve realmente ajudar-nos a reconhecer que a Bíblia é um livro de verdade. Mesmo quando os conhecidos como servos de Deus ficaram envolvidos em atos impróprios, a Bíblia não os esconde. Entretanto, estas coisas são sempre narradas, não para divertir ou para estimular um desejo de se entregar à conduta imoral, mas, de orientar, ensinar e fornecer o fundo histórico para a compreensão de outros acontecimentos. E mais, comprovar que não existiu e nunca vai existir além do Senhor Jesus Cristo um só homem que nunca pecou. 'Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus' (Rm. 3:23) Assim, No inicio da criação realmente houve a necessidade que houvesse o incesto. Porém, apesar de haver a necessidade, o ato não deixou de ser pecado. E respondendo a pergunta do leitor Milton: O incesto nunca deixou de ser pecado à nenhuma geração aos olhos de Deus.

 Deus permitiu pela sua misericórdia que irmãos se casassem no início do mundo, pois, houve a necessidade de procriação. Porém, o que esquecemos é que houve a necessidade justamente pelo erro inicial de Adão. Foi ele quem optou ser independente de Deus e acarretou tais acontecimentos no mundo. Todavia, mesmo com a permissão de Deus o pecado trouxe a humanidade grandes consequências. E, no caso do incesto, este pecado foi degenerando a humanidade através dos tempos. No inicio, logo quando o pecado entrou no mundo, Adão e seus descendentes diretos eram quase perfeitos: super dotados de inteligência e corpos fortes. Estas pessoas tinha uma longevidade enorme. Há registros na Bíblia de pessoas que viveram mais de 900 anos.  Porém, por causa da degeneração causada pelo pecado do homem, o seu tempo de vida foi ficando cada vez menor. Quando lemos a Bíblia já na geração de Abraão caímos para a expectativa de vida de 175 anos, e no decorrer do tempo observamos somente a margem de 70 à 80 anos. Margem esta que persiste até os tempos de hoje. Assim, quando não houve mais a necessidade de tal ato, e por causa da multiplicação desse pecado entre o povo, e a degeneração do homem por causa desse pecado, Deus deu a Moisés o mandamento de forma clara a proibição de qualquer ato de incesto. (Lv. 18:6-20)

 Entretanto, algumas pessoas ainda argumentam que a Bíblia revela que Deus só mostrou que incesto era pecado muito depois da geração de Abraão, consequentemente, antes disso não havia transgressão. Mas, o que essas pessoas não entendem, é que no momento em que o homem escolheu ser independente de Deus, ele se tornou capaz de ações terríveis. A exemplo temos o caso de Caim que matou o próprio irmão por inveja, e a Bíblia relata que Deus nesse momento não havia mostrado também que matar era algo errado. Porém, ela registra que Deus se entristeceu imensamente e puniu Caim severamente pelo ato. (Gn. 4:8-16) Mas, o mandamento de não matar, só veio na geração de Moisés justamente porque a humanidade estava cada vez mais se afundando em tais pecados. (Ex. 20:3-17) E porque Deus agiu assim? Justamente para mostrar a humanidade o que o homem é capaz de fazer sem a cobertura dele, e que mesmo pecando contra ele, ainda assim se preocupa com nosso bem, nos ama e nos quer de volta.
Mas, não existe somente a dúvida do pecado do incesto no relato da criação. Vamos citar agora outras dúvidas que também nos foram enviadas.

"Se o incesto é pecado, porque, as próprias filhas de Ló se deitaram com ele e tiveram filhos dele, logo após Deus tê-lo escolhido como justo e o salvo da destruição de Sodoma e Gomorra?" (Gn 19: 31-38)
 Bom, voltemos a responder que não é porque Deus permitiu que o homem pecasse, que o pecado deixou de existir. Sodoma e Gomorra foram destruídas justamente entre outros pecados por essa cultura de incesto. E mais, a passagem mostra que as filhas de Ló o embriagaram e se deitaram com ele para terem descendentes da sua cultura. Sem dúvida, o convívio achegado dessas moças com os ímpios habitantes de Sodoma, tolerado por seu pai, fê-las adotar baixos padrões morais de conduta. Por Ló ser indulgente com a impiedade, ele perdeu a família e teve uma descendência ímpia. Ló só tornou um exemplo de pai crente, cuja fé e perseverança bastaram para ele se salvar, mas não para salvar a sua família. Aprendeu, tarde demais, que o verdadeiro caminho da fé é ensinar nossa família a separar-se do mal, e não amar o mundo. Logo, Ló e suas filhas pecaram sim, e mesmos sendo um homem justo aos olhos de Deus a bíblia não omite o fato.

"Abraão foi casado com a própria irmã (Gn. 20:12) e mesmo assim Deus abençoou o matrimônio e o fez patriarca da nação de Israel. E ainda, até Moisés é nascido de um caso de incesto. (Ex. 6:20) Portanto, naquela época incesto não era pecado?"
 Mais uma vez salientamos que por estar registrado e descrito na bíblia, não isenta o pecado do ato. Abraão foi casado com a irmã, e Anrão casou-se com a tia e teve Moisés. Isto está realmente registrado pela Bíblia, em contrapartida, esses homens de Deus pecaram e fizeram algo que não era e não é da vontade perfeita de Deus. Assim, para melhor entendimento do assunto, um outro caso para explanar o que estamos dizendo, é o de Lameque registrado no livro de gênesis, que também foi em desencontro a um Princípio de Deus de casamento monogâmico. (Gn. 4:19) Está escrito que Lameque casou-se com duas mulheres, mesmo não sendo essa a vontade de Deus. E, é isso que a humanidade faz até hoje. Continuamos magoando Deus, fazendo coisas terríveis aos seus olhos, e mesmo assim, Deus continua nos perdoando e chamando a cada um de nós com seu grande amor Jesus, o Cristo.
 O resumo da ópera é a seguinte: não se deve interpretar, mensagens ou fatos Bíblicos fora de seu contexto. E ainda, que nem tudo o que está descrito na Bíblia quer dizer que seja lícito, ou deixou de ser pecado no momento que foi registrado. Mas, que a Bíblia tem compromisso com a verdade, e que a toda a humanidade sem exceção é corrupta, e autodestrutível sem a presença de Deus. E mais que tudo, a Bíblia tem como mensagem central nos 66 livros de sua composição, o amor infinito de Deus pela a humanidade. E a melhor resposta pra todas essas questões é VOCÊ! Sim você mesmo! Você é uma pessoa que não para de pecar, vive fazendo coisas que não agradam a Deus. Porém, Ele não o impede que você peque. E ainda, com sua grande misericódia abençoa sua vida todos os dias. Ele te abençoa com boa saúde, com uma boa família, com uma casa, Ele cuida pra que você saia do seu lar e volte são e salvo, Ele te dá livramentos que nem passam pelo seu conhecimento, o sol nasce todos os dias só por sua causa, Ele te  fornece ar pra respirar, te dá água para beber......  Mas, você já parou pra pensar do porque Ele faz isso? Você sabe porque ele te abençoa mesmo que não mereça? E porque quando você o pede perdão ele te perdoa mesmo sabendo que você vai cometer o mesmo erro outra vez? PORQUE ELE TE AMA. Você é a criatura mais preciosa que ele tem. Ele não deixa de te abençoar, assim, como Ele não deixou de abençoar a vida e matrimônio de Abraão, a vida de Ló, Davi, Pedro, João, Moisés entre outros personagens da Bíblia mesmo sendo todos pecadores. Deus tem poder para acabar com tudo o que conhecemos em um segundo. Ele poderia ter acabado com Adão e Eva lá no primeiro erro. Ele poderia permitir que nos perdêssemos no esquecimento. Mas, ele optou por nos aplicar a sua imensurável misericória, nos perdoando de todos os pecado, nos abençoando sem merecermos, e ainda, fez a maior prova de amor que existe; Ele se fez homem e desceu aqui entre nós, para ser moído e pendurado naquela cruz, para que você e toda a humanidade hoje tivesse a escolha de gozar uma vida eterna e plena com Ele. E restituir a comunhão que perdemos no início de tudo. 'Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3:16)'

 Para Deus não existe dúvida, não existe dor e não existe impossível. Ele te ama e quer você.  Então porque esperar mais? Reconheça o Senhor Jesus como seu único salvador e usufrua de tudo o que Deus pode te oferecer.
Louvado seja o Senhor Jesus. Amém.

5 comentários:

Anônimo disse...

perfeito. texto sem contexto é pretexto.

Diego Duarte disse...

Irmão, obrigado pelo texto.

Anônimo disse...

esses augumentos são muito fracos, quando ló cometeu incesto , sua
descendencia foi amaldiçoado , quando abraao teve um filho com hagar , hagar e seu filho foram expulsos pois o filho da promessa não era ismael, agora me explica como que Deus permite que o filho da promessa seja de algo pecaminoso , que era o incesto de abraao e sara e ele abençoa , e quando davi ia ter o primeiro filho com batseba ele repreende davi através do profeta natan , e davi perde o primeiro filho com batseba por ser fruto do pecado .

Unknown disse...

Eu acho que vocês tem que parar de ler esse livro velho e cheio de besteira... Procurem ler livros didáticos que possam aumentar o conhecimento. Porque de maravilhoso e bondoso esse deus da bíblia não tem nada. Poderia citar aqui diversos trechos de pura maldade e atrocidade. E ficam perdendo tempo com quem foi ou fez Abraão ou Ló "o safado"... Amigos a religião foi a pior coisa que aconteceu pra humanidade... Acreditem...

Anônimo disse...

Eu acredito que Deus exite...mas nao que ele seja 100% justo nas suas acoes.
Pensa bem:ele possui poder ilimitado e poderia deixar tudo perfeito,mas mesmo assim nao faz.
E ao longo da demora do julgamento final,inumeras injusticas acontecem pelo mundo.
E na maioria das vezes com quem nao merece nada de ruim!
Eu gostaria de possuir o poder de Deus por um dia,seria suficiente pra trazer "justica realmente justa" aos pecadores.
ps:Eu nao escaparia tambem,justica é justica!!!